domingo, 20 de janeiro de 2013

CAIA FOGO!!!!!!



     Meu Deus, como eu amo escrever! Principalmente sobre coisas que eu gosto, por exemplo: 1Reis 18.20-39.
     Tenho vários textos preferidos na Bíblia, mas talvez esse seja o preferido dos preferidos, principalmente se você relacioná-los com as músicas que (se eu não me esquecer) vou colocar aqui no final do texto.
     Até mesmo o nome da história é impactante: ELIAS E OS PROFETAS DE BAAL NO MONTE CARMELO.
     A história é sobre Elias, um profeta de Deus. O povo de Israel estava dividido. A essa altura, Deus já havia feito coisas sobrenaturais no meio deles (tipo abrir o mar, etc., leia a Bíblia para descobrir mais). Mas o povo insistia em ir contra a vontade de Deus. Neste caso, as pessoas estavam adorando a um Deus chamado Baal.
     Elias reúne o povo todo no monte Carmelo e começa dizendo que do jeito que estava não daria para continuar. Era preciso que o povo servisse a um único deus.
     De um lado estava Elias, o único profeta do Senhor e do outro, apenas 450 profetas de Baal. Elias propõe um desafio: os profetas de Baal deveriam preparar um altar e pôr sobre ele um novilho, sem colocar fogo. Elias faria o mesmo, e cada um deveria orar para que seu deus (ou Deus) colocasse fogo no altar. Como ele mesmo disse: “o deus que responder por fogo, esse é que é Deus”.
     O povo achou bem legal, e o desafio começou. Primeiro, os profetas de Baal, que oraram desde a manhã até o meio dia (segundo a Bíblia, eles se retalhavam com facas, conforme um costume deles). Nada aconteceu.
     É quando Elias começa a sacanear os profetas e diz que Baal pode estar dormindo, ocupado, viajando, etc. e pedia que eles falassem mais alto. Nenhuma resposta.
     Foi a vez de Elias, que ainda derramou vários cântaros de água sobre o altar. Depois fez uma oração rápida, que está nos versículos 36 e 37). E o que aconteceu?
    
 “Então caiu fogo do Senhor e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego.”(v.38)

     A história já estava muito boa até aqui. Melhor que isso, só a reação do povo, que finalmente percebeu que o Senhor era Deus (como se eles ainda precisassem de alguma prova).
     A que conclusão podemos chegar?
     1º Deus é realmente muito poderoso.
     2º O fogo não cai sobre altares vazios. Precisa-se de um sacrifício (e não é um novilho). O sacrifício tem que ser você.
     Você precisa sacrificar a sua carne, as suas vontades, os seus sonhos e tantas outras coisas. Quero que você saiba que vai valer a pena sacrificar tudo isso. O fogo vai realmente cair através da sua vida as pessoas vão ver como o poder de Deus é grande.
     Vou colocar aqui o texto original de 1Reis e duas músicas que tem muito a ver com a história.

1Reis 18.20-39
Elias e os profetas de Baal no monte Camelo
     Então enviou Acabe (o rei) mensageiros a todos os filhos de Israel e ajuntou os profetas no monte Carmelo. Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.
      Então, disse Elias ao povo: Só eu fiquei dos profetas do Senhor, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta homens. Deem-se-nos pois dois novilhos; escolham eles para si um novilho e dividindo-o em pedaços, o ponham sobre a lenha, porem não lhe metam fogo; eu prepararei outro novilho, e o porei sobre a lenha, e não lhe meterei fogo. Então, invocai o nome do vosso deus, eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo, esse é que é Deus. E todo o povo respondeu e disse: é boa esta palavra.
     Disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós outros um dos novilhos, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do vosso deus;  e não lhe metais fogo.
     Tomaram o novilho que lhes fora dado, prepararam-no e e invocaram o nome de Baal, dizendo; Ah! Baal, responde-nos. Porém não houve uma voz que respondesse, e manquejando, se movimentavam ao redor do altar que tinham feito.
     Ao meio dia, Elias zombava deles, dizendo: Clamai em altas vozes, porque ele é deus, pode ser que esteja meditando, ou atendendo a necessidades, ou de viagem, ou a dormir e despertará .
     E eles clamavam em altas vozes e se retalhavam com facas e com lancetas, segundo o seu costume, até derramarem sangue.
     Passado o meio dia, profetizaram eles, até que a oferta de manjares se oferecesse; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.
     Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo povo se chegou a ele; Elias restaurou o altar do Senhor, que estava em ruínas. (...) Com aquelas pedras edificou um altar (...) e disse: enchei de água quatro cântaros e derramai sobre o holocausto e sobre a lenha. Disse ainda: fazei-o segunda vez. E o fizeram. Disse mais, fazei-o terceira vez. E o fizeram. De maneira que a água corria ao redor do altar; ele encheu também de água o rego.
     Aproximou-se o profeta Elias e disse: ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique hoje sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que segundo a tua vontade, fiz todas essas coisas. Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, Senhor, é Deus e que ai fizeste retroceder o coração deles.
     Então caiu fogo do senhor e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego.
     O que vendo todo o povo caiu de rosto em terra e disse: O Senhor é Deus! O senhor é Deus!


Músicas relacionadas:
Caia Fogo – Fernandinho

Esse é que é Deus – Thalles Roberto



Um comentário:

  1. Estar falando serto né? Quem tiver dúvidas nisso vão na Bíblia no último livro Apocalipse capítulo 22 versículo 17 cuidado bjs....������

    ResponderExcluir