sábado, 19 de janeiro de 2013

Simpatias


     Signos, simpatia, amuletos e ai meu Deus, perdoa esse povo...
     Quem nunca ouviu ou disse um “Boa sorte” a alguém? Eu mesma, não posso negar que as vezes acabo falando isso às pessoas antes de uma prova importante, por exemplo. Não que eu deseje que a pessoa tenha sorte, mas pelo fato de que “boa sorte” é uma frase mais curta que “tenha uma excelente e bem desenvolvida prova, desejo que você se saia bem e todos os seus sonhos se realizem em sua vida até a consumação do século; amém”.
     Mas você realmente sabe o que significa a palavra SORTE? Segundo meu dicionário, sorte “é a força que determina ou regula tudo quanto ocorre, e que se atribui ao acaso ou a uma suposta predestinação”.
     Espero que você saiba que Deus tem o controle de todas as coisas e que (desculpa, eu sei que é meio clichê, mas...) nenhuma folha cai de uma árvore sem a permissão de Deus. A sorte, seja ela boa ou ruim, não determina quem você é ou o que acontece com você, simplesmente porque ela não existe. Você deve saber que NADA acontece por acaso (nem você está lendo esse texto por acaso).
     Acreditar em sorte é o mesmo que atribuir a algum objeto ou amuleto poderes sobrenaturais e acreditar que isso influencia de algum jeito sua vida. Sua confiança deve estar depositada 100% em Deus. Sua pedra da sorte pode ser perdida, seu santinho/duendinho/anjinho pode cair e quebrar, sua cuequinha da sorte pode não servir mais, sua correntinha pode arrebentar, sua galinha preta pode morrer (tá bom, forcei), mas o Espírito Santo ninguém pode tirar de dentro de você, sua fé deve esta em Deus e mais nada além dele.
     Outra questão que me tira do sério: horóscopo. Principalmente porque tenho visto até mesmo cristãos sendo enganados como criancinhas ingênuas e crendo nesse tipo de coisa. Se a sua vida está nas mãos de um Deus soberano, é no mínimo contraditório que você acredite que os astros possas definir os acontecimentos da sua vida.

Tornarão atrás e se confundirão de vergonha os que confiam em imagens de escultura e às imagens de fundição e dizem: Vós sois nossos deuses. (Isaías 42.17)

Mas a vós outros, os que vos apartais do Senhor, os que vos esqueceis do meu santo monte, os que preparais mesa para a deusa Fortuna e misturais vinho para o deus Destino, também vos destinarei à espada, e todos vos encurvareis à matança; porquanto chamei e não respondestes, falei, e não atendestes; mas fizestes o que é mau perante mim e escolhestes aquilo em que eu não tinha prazer. (Isaías 65.11-12)

Os ídolos são como um espantalho em pepinal, não podem falar; necessitam de quem os leve, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal, e não está neles fazer o bem.
Mas eles todos se tornaram estúpidos e loucos; seu ensino é vão e morto como um pedaço de madeira. (Jeremias 10.5,8)



Nenhum comentário:

Postar um comentário